sábado, 7 de fevereiro de 2009

A TRANQUILIDADE É UM BENEFÍCIO PARA A NOSSA INTELIGÊNCIA!...

FOTO TIRADA NA ILHA DA MADEIRA-PORTUGAL


- O medo rouba duas pérolas da inteligência: Quantas vezes reagimos descontroladamente face a pequenos problemas??? Não pense que só as pessoas frágeis são controladas pelo medo e a ansiedade. Todos nós temos algum tipo de medo, todos, em algum momento, somos vítimas da ansiedade.
- Algumas dificuldades são banais para uns e gigantescas para outras.

- A senhora Maria, toda a vez que via uma pequena barata entrava em crise de ansiedade... E porquê??? Porque dentro dela já existia uma barata colossal. É sempre assim. Os problemas de fora têm de encontrar eco, na nossa memória para nos perturbar, se encontrarem esse eco, causarão um impacto dramático no território das nossas emoções. Vejamos alguns exemplos.

- Para alguns executivos, ser questionados pelos seus subalternos é um problema gravíssimo, que eles não sabem contornar. Não sabem ser contrariados. São péssimos administradores das suas emoções. Para outros, a competitividade e um baixo lucro causam tanto pânico que lhes esmagam a criatividade. Ainda para outros, mudar os paradigmas para prevenir futuros problemas atormenta-os, pois,afinal de contas, pensam eles, equipa que ganha é intocável.

- Para alguns pais, ver os seus erros apontados pelos filhos é inadmissível. Eles não sabem reconhecer as suas falhas, nem pedir desculpa por elas. São intocáveis na sua autoridade. não compreendem que sábio não é quem não erra, mas quem aprende as mais nobres lições com os seus erros.
- Para alguns jovens, principamente os adolescentes,
pensar de forma diferente da do grupo é ser excluído dele. Sentir-se excluído produz neles um profundo estado de rejeição. Eles não são líderes, nem possuem metas sólidas de vida. Por serem frágeis, não sabem lidar com "nãos" , nem com limites. Por serem inseguros, tornam-se presas fáceis do consumo de drogas quando convidados ou pressionados a consumi-las pelos seus amigos.

- Todas essas reacções indicam que frequentemente não estamos preparados para resolver os problemas das nossas vidas. A tranquilidade é um colírico para os olhos das nossas vidas. A tranquilidade é um colírio para os olhos de um líder. Um líder intranquilo tropeça e recua. Um líder tranquilo tropeça, levanta-se e continua a sua jornada. Se somos contaminados facilmente pelos problemas externos, então estamos pouco preparados para ver os nossos problemas internos e solucioná-los.

- Cuidado!!! É melhor solucionar os nossos problemas de dentro para fora, pouco a pouco, diariamente, do que ser herói por um dia. Não seja um herói, mas um aprendiz.


Texto & Foto

Fernanda Costa

Lisboa, 7 de Fevereiro de 2009
Posted by Picasa

68 comentários:

São disse...

Gostei do ensinamento do texto e da beleza da foto.
Um carinhoso abraço, linda.

Eu disse...

Sempre é muito bom estar aqui em contato com as suas palavras.
Vim também para lhe desejar um belo Domingo!
Que seja muito...mas muito especial o seu dia!

Um abraço carinhoso

disse...

Oi Fernanda, obrigada pela visita no meu Blog, também olhei o teu Blog e gostei, desejo o mesmo pra ti querida.


Bjs.

david santos disse...

Olá, Fernanda!
Entrei assim como quem se arma em pirata, mas não tem mal, pois não?
Realmente, eu concordo plenamente com o texto. Mas também adorei a foto.
Abraços.

O QUATORZE disse...

Olá. Boa tarde
Na verdade somos e seremos sempre aprendizes.
Assim sejamos o engrandecimento,
Que faz de nós seres altruístas.
Recolhamos todo o ensinamento,
Como se fossemos cientistas.

Amizade
LUIS 14

Unknown disse...

Van Gogh dizia:O amor é eterno - a sua manifestação pode modificar-se, mas nunca a sua essência... através do amor vemos as coisas com mais TRANQUILIDADE, e somente com essa TRANQUILIDADE um trabalho pode ser bem sucedido.

:.tossan® disse...

Fernanda, belíssima foto do pavão branco. Este eu nunca vi. Mas o texto é incrível cheios de verdades, Beijo e obrigado pelo domingo que me desejastes.

POESIA ABSTRATA

Talvez eu não consiga dizer nunca com meu lápis ou meu computador todas as poesias que afloram em minha mente. Mas não me preocupo, pois desejo ser a poesia viva que não precisa ser escrita, mas que se admira e se ama. *Moly

Carmen Monteiro disse...

bem, já começou bem o texto com a linda foto do pavão branco... que maravilha de presente que ele deu se exibindo assim pra vc!

e o texto...já estou indicando pra muitos, pois o medo é fato gerador de nossas limitações... e é dele que precisamos os livrar... e não das pessoas ou situações, né?

gde beijo e boa semana cheia de Luz e livre de medos!

KrystalDiVerso disse...

Já não passava aqui pelos ensinamentos da Fernanda, há um tempinho! A verdade é que o tempo vai sendo curto, demasiado curto para tudo que desejamos. Mas há tempo, não é, Fernanda? Claro que há!

Gostei deste seu texto, deste seu simples mas tão grande ensinamento; ajudar a perceber o que muitas vezes já sabemos é algo que, ao contrário do que possa pensar-se, não está ao alcance de todas as mentes. Exactamente porque se nutre a ideia de que determinados conceitos ou conhecimentos são tão banais que não devemos falar deles. Puro engano, porque o verdadeiro problema está na incapacidade de interpretação desse mesmo problema que, quando denunciado por uma terceira pessoa de modo simples, torna-se remédio eficaz e adquire uma dimensão curativa de enorme importância; é uma espécie de alma aprisionada buma casa onde existem mil e uma portas e janelas, mas que nunca, nem uma só ninguém soube abrir!... A Fernanda parece ter o dom de ajudar e ensinar a abrir essas portas e janelas.Admiravelmente!
Parabéns!

.........



Procuro teu abandono esotérico ocultado,
Caminhando sobre pétalas de rosas desfeitas,
Pegadas inebriantes que tu enjeitas,
Sobre estigma nas mãos marcado,
Que tu lês em livro manchado,
Dicionário fútil de linhas direitas,
Bíblia Sagrada de palavras desfeitas,
Amor traduzido de triste significado!

Rios de vida que pelas tuas mãos escorrem,
Vida nas linhas que o destino gravou,
As mesmas linhas que a vida consagrou,
Rumos de certezas escritas da desordem,
Incertezas de dentes ímpios que mordem,
Mordendo a mão de mãos que alimentou!

Folhas de chá flutuando em ti,
Chávena de ópio do teu ser que és,
Flutuas de ti por ventos e marés,
Fundes-te na nuvem pintada que sorri...

....

Usufrua de uma excelente Semana

escolha entre... beijos e abraços

Eu disse...

Querida Fernanda...

Que essa seja uma semana rica em realizações para o seu belo coração!

Beijos com meu carinho

Pelos caminhos da vida. disse...

Lindo amiga!

Vim agradecer vc amiga por ter compartilhado o meu niver junto comigo,obrigado.

beijooo

gaivota disse...

lindo o pavão! na holanda também está lá um parque de culturas d edflores lindíssimas, claro, que também tem um casal de pavões assim, brancos...
o que nos dizes é de facto uma lição importante, não queiram ser heróis ao dia, por um dia...
beijinhosssssssssss

Ana Maria disse...

Pensando bem, não estamos preparados para enfrentar certos problemas, fazemos o maior barulho, às vezes por pequenas coisas.
Obrigada pela visita e por seguir meus blogs.
Uma boa noite, durma bem.
Beijinhos de agradecimentos!

Vivian disse...

...meooooo Deus
que maravilha de post!
imagem e texto perfeitos
assim como tudo que vc faz...

adoro

bjus encantados...

Carla disse...

Por vezes a vida cria-nos essa doentia ansiedade, mas é bom contrariá-la
magnífica foto...como sempre nos ofereces

beijos

poetaeusou . . . disse...

*
lindo amiga,
,
beijinhos,
,
*

LOURO disse...

Querida Amiga Fernandinha,

belas as fotos,Gostei do texto...
Pois o medo é gerador das nossas limitações,antes aprendiz do que herói por um dia...

Beijinhos de carinho e amizade,

Lourenço

Dois Rios disse...

Fernandinha, minha linda,

O medo estanca, entrava e nos impede de seguir adiante. A vida é feita de árduos obstáculos e há que ter muito coragem e determinação para encará-los. Do contrário seremos sempre refens do conformismo.

Um Poema disse...

....

É isso mesmo. "A tranquilidade é um benefício para a nossa inteligência!..."

Um abraço

Nilson Barcelli disse...

Aprendi algumas coisas com o teu magnífico texto.
Bom resto de semana.
Beijo.

Luciene de Morais disse...

Muito bom, muito inteligente e muito verdadeiro seu texto!
Gostei!

Branca disse...

Muito bom o texto, a foto tá linda!

bjo carinhoso pra vc.

C Valente disse...

belissima foto e bom texto
saudações amigas

Nuno de Sousa disse...

Lindo momento de leitura q nos faz pensar... gostei do que li mas essa foto também ui... que linda.
Bjs grandes amiga e hoje vou colocar o teu poema :-),
daqui a pouco já o podes ver...
Bjs enormes em ti amiga,
Nuno

Fragmentos Betty Martins disse...

.______querida Fernandinha




que grandes




verdades aqui____diz




.aida não tinha vindo aqui




ADOREI:=)







__________///









beijO______ternO

Christi... disse...

Fernanda, faz uma visita nesse blogue, que estou te passando o link, é de uma menina precisando de apoio, está se sentindo só, deprimida e com problemas sérios de dependência química.
Não a deixemos só, sem uma palavra,uma direção, um afeto, um carinho, o Amor e a Amizade transformam e mudam vidas, eu creio.

Bjs no coração

O link é esse:
http://raiane-raine.blogspot.com/

Christi... disse...

Querida, amei a foto e o texto, belíssiomo, como vc e seu jeito doce.

Beijinhos,
Chris

Tentativas Poemáticas disse...

Querida amiga Fernandinha
É sempre um privilégio tê-la como comentadora àquilo que escrevo. A primeira parte do seu belo e didáctico texto recorda-me aquela parte em que relato o comportamento dos bazófias que vi tremerem em atitudes críticas em comparação com os mais humildes que se distinguiram em actos de bravura.
Tenho no princípio da página do meu blogue um Prémio confeccionado por mim e que também é seu.
Muito obrigado pela sua amizade.
Beijinhos com ternura.
António

Anónimo disse...

Querida,este texto "ajuda".Aliás acho q. é esta a função:ajudar quem te visita,com Amizade!
Beijoo.
isa.

Quintal de Om disse...

Olá, querida!

Vi que pisou em meu chão e que por lá plantou palavras boas.

Espero que tenha se sentido acolhida e que retorne, pois sua presença é bem vinda!

Adorei aqui e com certeza voltarei qdo tiver um tempinho melhor....

Então, um até breve dessa sua amiga desconhecida desse nosso mundo de escritores e poetas.

Abraços, flores e estrelas....

*Lisa_B* disse...

Olá,
Gostei do seu espaço Fernanda.
Os textos e as imagens são lindas.
O ensinamento é algo complicado de seguir pois quem tem medo...não o tem porque quer mas...

Precisamos ter um poder excepcional para controlarmos a mente e por consequência os medos.
Eu tenho vários medos, por ex de cobras e crocodilos já para não falar dos homens rss.

Se quiser alterar o fundo do seu blog posso ensinar...

Tem mais selinhos para levar no meu blog ou só gostou dos meus pessoais?

Jinhos

Eu disse...

Querida Fernanda...
Para mim dias especiais são aqueles que compartilhamos com pessoas que nos fazem bem... por isso estou aqui. Junto de Ti meu dia ganha muito mais cor!
Obrigada por sua amizade, carinho e presença em meu blog.
Um beijo carinhoso

Cleo disse...

Cara Fernandinha, um belo ensinamento. Uma tarde de quinta venturosa prá você.
Beijos carinhosos

vou deixar o selo prá você

http://i418.photobucket.com/albums/pp262/Stardust_049/selos-premios/403145cpia.jpg

Cleo

Serena Flor disse...

Lindos como sempre minha queridíssima Fernanda!
Passando pra dizer que tem um selinho pro teu blog. Caso queira é só pegar na minha galeria de selos que fica na coluna lateral do meu blog ok?
Um grande beijo e fique com Deus!

Anónimo disse...

Olá Fernanda!!
obrigado pela visita!!
Gostei muito do seu texto...realmente vc tem razão quando diz: "É melhor solucionar os nossos problemas de dentro para fora, pouco a pouco, diariamente, do que ser herói por um dia. Não seja um herói, mas um aprendiz."
Beijo!!

Unknown disse...

Obrigado, Fernanda, por mais um belo texto. De facto, o medo é o obstáculo ao amor e à liberdade. É difícil vencê-lo.Pode levar anos. No meu caso levou. E ainda tenho alguns medos. Há que vencê-los, sim. Olhá-los nos olhos. Ver que eles existem. Ter consciência deles. É o primeiro passo. Gosto de te ler, não só como poeta, mas como psicóloga da alma. Beijos.
Eduardo

joão m. jacinto & poemas disse...

Grato, Fernanda!
Belo texto!

Bom fim-de-semana!

bjs,

jj

Unknown disse...

Só para te desejar bom fim de semana.Beijo.
EA

Vanuza Pantaleão disse...

Oi, Fernandinha!
A "sra. Maria" sou eu, risosss. O medo me aflige também, mas até posso contorná-lo com uma certa lógica e experiência de vida.
Final de semana em Paz!!!Bjsss

O mar me encanta completamente... disse...

Um texto interessante, ilustrado por tão bela imagem.
Parabens Fe.
Teu cantinho é sempre aconchegante.
Olha, tem PREMIO pra ti la no meu blog.
Colha-o!!

Bjuuuuuuuuuuuuuuu

Gilbamar disse...

Uma mensagem completa num texto muito bem escrito por quem entende da matéria. Eu aplaudo de pé.

Fraterno abraço do amigo Gilbamar

Unknown disse...

Palavras sábias, conselhos a seguir. Nos últimos anos tenho confirmado como tudo isto é acertado e se resume numa frase já bem conhecida - "Muda tu que o Mundo mudará".

Adorei o que li, obrigada amiga Fernanda!

Beijinhos e um excelente fds

mundo azul disse...

________________________________

Muito bom o seu texto, Fernanda!

É verdade, o medo e a preocupação atravancam a nossa evolução como pessoas...É preciso aprender a ir além deles...


Beijos nesse coração tão especial!!!

__________________________________

Cadinho RoCo disse...

Ser o que somos, eis o grande desafio. Precisei de viver mais de 50 anos para entender isso e ainda não sei se entendi.
Cadinho RoCo

LUZIMAR disse...

Nossa querida amiga que foto da, e que texto verdadeiro.

Chegando de mansinho para deixar meu carinho, e o desejo de um final de semana gostoso e sereno.

Quando teu amigo atravessa alguma aflição, não o aborreças perguntando-lhe o que podes fazer por ele. Pensa em algo apropriado e faze-o . (Ed. Howe)

Beijos grandes.

Luzimar

gaivota disse...

minha querida, bom domingo para ti! vim ver este pavão que me traz as minhas princesas e filhota, pois que lá pela holanda também os há, assim branquinhos, imponentes, majestosos!
beijinhosssss

São disse...

Que a tua semana seja harmoniosa e serena, Fernandinha.
O meu abraço amigo para ti.

Vivian disse...

...passando para acariciar a alma
desta amiga linda de nome
Fernandinha AMOR!

boa semana, lindeza!

bjuss

xistosa, josé torres disse...

Não conhecia este cantinho.
Vim descobrir verdades que por vezes não são ditas e muitos nem pensam nelas.
Ando com pouco tempo, umas malditas obras cá em casa nunca mais acabam.
Mas vou voltar, só não sei como.
Mas vou tentar.
Uma boa semana.

*Lisa_B* disse...

Amiga
Passei para desejar uma boa semana cheia de tudo o que deseja e a a minha amizade ainda que distante, mas perto no sentir.
Beijinhos

Dois Rios disse...

Cadê você, menina Fernanda?

Miss you!

Beijos,
Inês

coxa e marreca disse...

passei pelo blog da São, saltei para aqui e deparei com este interessante post.

coxa e marreca disse...

e é verdade, a tranquilidade é uma coisa muito importante.

Unknown disse...

Querida amiga Fernandinha,
vim visitar este blogue e confesso...Adorei!!!!

Um tema escrito com sabedoria, tranquilidade e inteligência!!

Beijinhos,
Ana Martins

singamaraja disse...

Singamaraja reading your blog

Pelos caminhos da vida. disse...

Como estou precisando dessa tranquilidade amiga.

Obrigada pelo seu carinho.

beijooo.

Mário Margaride disse...

Fernandinha querida,

Não deves ter reparado, mas no post que postei à pouco, tenho lá um desafio para ti.

Beijinhos doces...

Mário

Menina do Mar disse...

Maravilhoso AMiga Poetisa....maravilhosooo!!!!



me visite quando puder...!!!

bjossss no coração


http://saudadeverbointransitivo.blogspot.com/

Rafeiro Perfumado disse...

E a Sra. Maria sobreviveu ao facto de ter uma barata enorme a viver dentro dela? Faz-me logo pensar no filme do Alien! ;)

Beijo!

valterpoeta.com disse...

Fernanda,

Peço licença para lhe deixar um abraço, agradecer pela amizade e parceria e lhe desejar sucesso sempre!

saudações!

Vivências & Experiências disse...

Um texto cheio de verdades,Fernanda vim lê o texto que me indicou obrigado e realmente belo, mas sobre o que escrevo no vivencia(lirismo) por vezes real outras não,agradeço sua preocupação e atençao, mas estou num das melhores fases da minha vida,emprego,familia e espiritualidade, gosto de escrever realmente sobre introspecção,é o que me move,só quiz passar por aqui p/tranquiliza-la ok? meu abraço e admiraçao.

beijos Fernanda e um otimo dia pra voce.

Peter Pan disse...

Maravilhosa Amiga:
Li com atenção o seu lindíssimo Post feito com a sua ternura e o seu encanto inigualável e doce.
Sabe, que é linda?
Preenche nas atitudes, nos gestos, na sensatez e sobriedade muito apurada e lúcida, espalhando o bem-estar e alegria de viver por onde passa.
Excelente!
Um texto de prosa/poética imenso de significação, pureza e beleza.
Beijinhos amigos de imenso respeito pela doce preciosidade que é.
Maravilhado pelo seu encanto...
OBRIGADO pelo que deixou na Terra da Magia...Desculpe, chamo-lhe assim...

Peter pan

É admirável, amiga!

Unknown disse...

_______XX_____________XX
______XX_______________XX
______XX_______________XX
______XX_____XXXX______XX
_______XX___XXXXXX____XXX
_______XXX__XXXXXX____XX
________XXX__XXXX____XXX
_________XXX__XXX__XXXX
__________XXXXXXXXXXXX
__________XXXXXXXXXXX
___________XXXXXXXXXX
____________XXXXXXXX
____________XXXXXXXX
_____________XXXXXX
_____________XXXXXX
_______XXXXXXXXXXXXX
___XXXXXXXXXXXXXXXXXXX
_XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
__XXXXX_______XXXXX
____XXXXX_____XXXX
______XXXXXXX_XXXX
________XXXXX_XXXX
__________XXXXXXXX
_____________XXXXX
______________XXXX
_______________XXX
_______________XXX
_______________XXX
_______________XXX
_______________XXX
________________XX
Uma Bailarina para alegrar a sua semana.
Beijinhos de amizade
Manuela

LOURO disse...

Olá Querida Amiga Fernandinha!

Obrigado,pelo miminho, que já levei
com muito gosto...
Que tenhas um dia Feliz!!!

Beijinhos de carinho e ternura,

Lourenço

Pelos caminhos da vida. disse...

Bom dia amiga!

Tem mais um selinho la esperando por vc.

beijooo.

Serena Flor disse...

Olá Fernandinha, passando pra avisar que amanhã estou indo viajar e devo ficar uns dias fora do ar ok?
Quando retornar venho te ver!
Um beijão minha amiga!

Laura disse...

Bonito... Elucidativo e cada um se revive ali.
Menina,a ndod e joelho dorido, dói pra caraças e nems ei que fazer. Tomo comprimidos efervescentes para a dor, mas...ela fica e o mau efeito de tudo quanto é quimico, fica, pois... Conhece alguma receitinha caseira? Baratinha? Ah, quem dera... Um beijinho da laura.

Plenitude do Ser disse...

Que texto maravilhoso!!!

Que blog maravilhoso!!! Eu ainda não conhecia este, somente o outro de fotos...

Muito lindo!

Beijos minha linda!